fbpx

FUNDADORES

Colorido, caótico, plural, híbrido, violento, maximalista. Tais palavras poderiam ser utilizadas para falar do Brasil, mas aqui se referem ao trabalho de Fernando e Humberto Campana. Isso porque a vida e a obra desses irmãos é uma verdadeira alegoria da brasilidade, contém todos os elementos que formam a identidade cultural do país.

Nascidos no interior de São Paulo, foram para a capital do estado na adolescência. A origem longe das grandes cidades fez com que os Irmãos Campana tivessem, desde cedo, um importante contato com a natureza – fator que os influenciou durante toda a carreira como designers.

No entanto, a mudança para São Paulo e a imersão nessa grande metrópole alterou a maneira com que a dupla enxergava o mundo. Nascidos e criados no campo, amadureceram na cidade. É possível enxergar esse diálogo entre campo e cidade, tão presente na realidade brasileira, ao longo de todo o acervo dos Campana. “Somos a fusão entre o caipira e o urbano”, comenta Humberto Campana.

A ascensão da dupla no mundo do design foi meteórica. Em 1989, com a exposição Desconfortáveis, na qual cadeiras de ferro esculturais contestavam o cânone do conforto e anunciavam a irreverência e o humor que marcaria toda a produção futura, nas eiras e beiras do artesanato, do design e da arte.

O reconhecimento veio no fim dos anos 1990, com a mostra no MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova York), sob a curadoria de Paola Antonelli. A carreira internacional seguiu com criações anuais para casas italianas, como Edra, Alessi, Nodus, Magis, Moleskine, Venini, entre outras, e ao mesmo tempo com o fortalecimento da pesquisa regional no Brasil. No país, uma importante parceria com a Melissa popularizou traçados dos Campana para muitos brasileiros.

Os Irmãos Campana trabalham também com esculturas, cerâmicas, instalações, cenografia, design de interiores e paisagismo. Eles assinam o café do Theatro Municipal de São Paulo e o Café Campana, no Museu D’Orsay, em Paris, além de interiores de hotéis como o New Hotel, na Grécia, e Iniala Beach House, em Phuket. Para a Fima Casa, criaram um exclusivo projeto da fachada.

Os Campana representam um momento de ruptura do design brasileiro. A utilização de materiais cotidianos como plástico, papelão, metais, fibras de algodão e borracha surpreendem pelas inovações e pelo arrojado design proposto pela dupla. Assumindo, desde o início, sua vontade de aproveitar a precariedade do sistema industrial e de trabalhar com os materiais e técnicas simples, eles jogaram luz sobre o repertório popular brasileiro, mostrando que é possível abandonar a bússola viciada das tendências e manter a liberdade criativa.

Principais referências do design brasileiro, o trabalho dos Irmãos Campana tem a capacidade de reunir elementos distintos e criar um espaço de diálogo entre eles, com coesão e elegância única.

Menu