fbpx

FILME

Inspirado na obra dos Irmão Campana, o documentário mostra – através da ótica dos próprios artistas – a vida e o mundo que ambos habitam. Filmagens recentes nas cidades de Brotas e de São Paulo se somam a imagens captadas ao longo dos últimos anos, em andanças da dupla por Estados como Ceará, Sergipe e Alagoas, durante viagens de pesquisa e de produção junto a outros artesãos brasileiros. A dupla incorpora em seu trabalho a ideia de transformação, de reinvenção e de integração do artesanato no design de mobiliários e na produção em massa, inserindo materiais bem brasileiros, próprios do cotidiano, em trabalhos criativos, nos quais as soluções simples prevalecem.

O documentário reconstrói a história dos irmãos Campana com base numa narrativa afetiva, investigando as referências e experiências de vida que deram à obra da dupla um lugar de destaque no design brasileiro e mundial.

Conduzido pelos próprios artistas, em falas que se complementam e se cruzam, o filme revisita as memórias, histórias, lugares e imagens que influenciaram os Campana, traçando paralelos entre espaços físicos e imaginários, entre infância e vida adulta, campo e cidade, interior e exterior, explorando momentos de individualidade e de cumplicidade entre os dois irmãos.
O documentário, dirigido pela Gabriela Bernd, com a co-direção de Fernando Laszlo, e realizado pelo Instituto Campana, foi exibido pela primeira vez no Festival de Filme de Design em Milão em 2016.

Duração: 22 minutos
Gênero: Documentário
Classificação: Livre

Menu